quarta-feira, janeiro 31, 2007
FUMO....

Bom, considero-me um fumador em abstinência... há 2 anos feitos este mês! Realmente tem corrido bem. Do que me queixo é dos meus episódios asmáticos, que se juntam á DPOC, originando crises de falta de ar, o que só me faz lembrar a porcaria que fui acumulando..adiante.
O método que usei foi o do "não fumo mais", (não é o deixei de fumar) com a ajuda da produção de endorfinas que te dão 1 mês para te desagarrares sem sofrimento,.
Vocês tão-me a ver a acreditar nisto...quando saí pensei 'bem, chego a Aveiras tou com uma azia desgraçada, e acendo um'; passei Aveiras e nada; cheguei a casa, caiu a noite, fui dormir e nada! Passaram dias e eu comecei a temer o 1º concerto: nada! Aí começou a funcionar uma frase do médico: 'você não tem memórias sem ser a fumar, tudo o que fez de bom e de mau associou a um cigarro, comece a colecionar memórias de não fumador!', o primeiro concerto sem tabaco começou por sera minha primeira grande memória sem fumar!
Claro que agora ainda pago a factura destes anos todos, mas pronto. Espero que ajude a alguém esta conversa, porque não tem nada de mais. É daquelas coisas que quanto mais receio temos mais medo metem!
CI (cof) AO(cof cof..)!
 
Escrito por tim, às 9:35 da tarde | Permalink |


20 Comentários:


  • At 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo

    bem tim
    admiro a tua coragem e a tua força de vontade para deixares de fumar!!!

    eu sou fumador (não é coisa de que me orgulhe) , mas posso dizer que desde k acabei de estudar á um ano atrás k reduzi bem os cigarros que fumo

    abraço tim
    e obrigado por partilhares a tua experiencia connosco

     
  • At 11:39 da tarde, Blogger J

    Melhor mesmo é nem começar :)

     
  • At 2:34 da manhã, Anonymous Anónimo

    Boas Tim!

    És grande pah! E a frase do teu médico maior foi... Admirável teres conseguido deixar ainda para mais quando andas sempre na roda viva da estrada, e quando um cigarrinho tanto ajuda (talvez muito psicologicamente) a compor, a escrever e a ganhar "inspiração".

    Por acaso, fumar não é tem nada de orgulho!Filho de fumadores e 9 meses gerados na barriga da minha mãe a levar com fumo(exactamente a conselho do médico que proibiu a minha cota de deixar o tabaco por mexer demasiado com ela) também fumo e diga-se que , nesta altura de exames, é uma verdadeira razia. Equivalente a uma chaminé. Debota-se fumo a toda a hora.

    Certamente sentis-te diferença em termos de "folêgo" em cima do palco...

    Mas um cigarrinho de vez em quando não faz mal a ninguém! hehe

    Aquele abraço!
    joao
    facal #xutos

     
  • At 3:28 da tarde, Blogger MIMI

    sem mais nada te poder dizer a não ser parabéns pelo teu empenho e pela coragem demostrada e sei bem a estratégia de associar momentos bons ao não fumar resulta pois se resulta com adicções mais fortes tb funciona com o tabaco. mas adiante 2 anos de melhorias que ja se começaram a revelar pois já se nota a tua voz em palco bem mais clara.

    kiss
    vale bem a pena
    e agradeço o teu testemunho pois acredito que só por alguém partilhar as vitórias com o mundo algum de nós se irá sentir mais forte e capaz para vencer.

     
  • At 7:45 da tarde, Blogger Madalena

    grande força de vontade Tim:)

    Parabéns!
    Mas o melhor mesmo é nem começar,tenho montes de amigos da minha idade e mais novos que fumam e acho horrivel!
    Miudos de 13/14/15/16 anos a fumar:S
    Não comecei (felizmente) nem vou começar é um dos péssimos vicios da nossa sociedade!

    Beijos*

    (Santarem,parece que vou:D)

     
  • At 3:47 da tarde, Blogger Tommy_Gun

    É uma conversa sem nada de mais, mas é um relato interessante!

    Eu não fumo (nem nunca isso puxou por mim), mas 90 e tal por cento dos meus amigos fá-lo. E caem exactamente nesse erro que referiste, do "deixei de fumar", ou "estou a deixar de fumar". E acabam todos a regressar em questão de semanas, ou poucos meses...

    Eu acho que isso é sintoma de falta de vontade séria de deixar o tabaco. Quando se quer mesmo (ou como dizes, quando se aplica método do "não fumo mais) consegue-se arrumar esse vício. É o maior passo para a recuperação!

    Óbvio que pagas de certa maneira por um erro de anos, mas se não tens deixado podias estar bem pior, não?

    Abraço
    Tommy_Gun #xutos

     
  • At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo

    Boas Tim :) juro que fiquei surpreendida com o teu texto, já não passava aqui à uns tempos confesso, mas gostei de ler :) o mal de fumar é o começar, tenho quase 18 anos e nunca toquei num cigarro, e muito menos tenciono faze-lo, porque acho que nao me vou tornar numa melhor ou pior pessoa se o fizer, muito menos ser mais ou menos feliz! e por acaso nao é das coisas que me puxe pelo menos curiosidade!!! mas admiro-te porque muita da gente que começa nunca consegue parar, por muito que se esforce! admiro e dou-te os parabéns pela tua força de coragem porque num 'mundo' como o teu não é facil deixar, por isso tu temias tanto pelo 1o concerto... o teu médico disse-te uma grande frase, e ainda bem que a seguis-te :) fico feiz por ti sim*
    Claro que vais pagar por esses anos todos que andas-te com o cigarro e o isqueiro a teu lado, mas nunca é tarde para se reparar um 'erro' e verás que as tuas novas memórias serão tao boas ou melhores que as antigas*


    PS: grande concerto com os Rio Grande, saudades vossas... faz-me lembrar a minha infância :) juntem-se lá outra vez :P




    Beijinhos


    Rita Ferreira

     
  • At 2:07 da tarde, Anonymous Anónimo

    A malta quer ver-te cá por mto tempo!:D

    TIM VEM A ELVAS!

    Municipio de Elvas
    Rua Isabel Maria Picão
    Apartado 70 - 7350 - 953 Elvas
    Telefone: 268 639 740
    Fax: 268 629 060 - 268 624 334
    endereço web: www.cm-elvas.pt
    e-mail: geral@cm-elvas.pt

    Cine-Teatro: 268 622 286

     
  • At 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo

    Porque o Norte é sempre esquecido

    =(



    Câmara Municipal de Viana do Castelo

    Rua Cândido dos Reis
    4904-877 Viana do Castelo
    Telefone: +351 258 809 300 Fax: +351 258 809 347
    Correio Electrónico:cmviana@cm-viana-castelo.pt

    Presidente da Câmara Municipal

    Defensor Oliveira Moura
    Telefone do Gabinete de Apoio : +351 258 809 334/362 Fax: +351 258 809 318
    Correio Electrónico:cmviana@cm-viana-castelo.pt

     
  • At 2:19 da manhã, Anonymous Anónimo

    venho agora a chegar a casa depois de ter visto o "segundo de santarém" e tenho a dizer que... adorei escutá-los!

    tb gostei muito da musica do poema "Desencontros".

    continuem

    ana

     
  • At 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo

    Hi Tim

    Podias por aqui a musica nova... :)

     
  • At 5:34 da tarde, Blogger bruxinha-2006

    bem cm sendo eu de santarem não podia faltar ao concerto duplo de Tim :D
    Adorei o concerto, o Tim para não variar la tinha de vez em quando os seus "pequenos enganos" e tal mas nada a que não estejamos habituados lolol
    na 5 feira fikei lg na 2 fila e na 6 feira na fila 4 :p
    Ia bem um cigarrinho no meio das músicas e inda por cima com o João Cardoso a fazer-te inveja né Tim??? Tou seco que nem um peru no natal :D

     
  • At 11:17 da manhã, Blogger heidy

    É por estas e outras que gosto deste tipo de espaços. Uma real troca de experiências. Eu não fumo. Costumo dizer que nõ tenho vocação para tal. No que diz respeito aos meus amigos fumadores, só posso dizer que são uns coitados. lol Dou na tola deles sempre que tenho oportunidade. Existem muitas formas de combater o stress, sem dar cabo da nossa saude. Para isso, já existea poluição; a má comida, o sedentarismo... e por aí fora. ;p

    besus e força nisso. Tu é que ganhas com o ter deixado de fumar. Mais tarde vais agradecer. E para combater os efeitos secundários, sempre podes fazer desporto. A natação é excelente. Digo eu... que adoro água e recomendo a todos. E tens sorte em não tem mandar fazer curso de mergulho. lol

     
  • At 6:50 da tarde, Blogger Mary Lamb

    Não é assim tão dificil, pois não? Eu já estive sem fumar oito anos. Cheguei a deixar de beber para não fumar. Agora consigo fumar se beber (parece que sabe melhor), mas no dia a seguir não fumo nem bebo. Estranho? talvez não, tendo em conta que eu já sou estranha...
    Parabéns!

     
  • At 12:31 da manhã, Blogger Eleições 2009 Concelho de Miranda do Douro

    A unica coisa pela qual sinto uma profunda inveja: um antigo fumador, de uns quantos maços por dia, conseguir largar a sua velha "muleta"...Um abraço

     
  • At 12:02 da manhã, Blogger Tokitae

    O hábito faz o monstro, sempre ouvi dizer. E há muita gente que considera o tabaco como um monstro de várias cabeças. Na minha casa posso dizer que o é.
    Continua com essa força de vontade, vale a pena, para depois partilhares as boas experiências que venhas a ter sem o fumo à tua volta.
    Obrigada pela partilha.

     
  • At 2:19 da tarde, Anonymous Anónimo

    Desejosa k chegue Junho quando os Ingleses banirem fumadores nos pubs e clubs de musica. Sofro bastante de asma como fumadora passiva e visto que sou viciada na musica, nao posso passar sem ir a pubs e clubs ver bandas e musicos. Gracas a Deus, mais um musico deixou de fumar!!

     
  • At 8:02 da tarde, Blogger JOÃO

    parabens tim :) quem me dera conseguir... bem q ja tentei.

    fui ao teu myspace e vim aqui espreitar.

    parabens pela tua carreira, gostei de ouvir os teus temas a solo... tenho saudades dos rio grande e dos resistencia, foram dois dos melhores projectos em que te vi envolvido.

    um grande abraco!

     
  • At 1:22 da tarde, Anonymous Anónimo

    Olha Tim... o "não fumo mais" é uma clinica não é?

    Luis
    lana@net.sapo.pt

     
  • At 2:55 da tarde, Blogger tim

    Eu acho que a consulta com o psico é fundamental para te preparar para o que te vai acontecer durante o processo. Ele explica as fases todas e determina o teu grau de dependencia (depende de ti!), para prepara a dose de tratamento. É claro que tudo depende de ti, mas é como se te dessem uma chance de não teres ressaca. Aproveita-se ou não. Atenção, o processo é instantaneo, mas a cura completa dura 5 anos, ou seja, tu so passas a ex-fumador após esse tempo. Durante és ainda um fumador em abstinência!