terça-feira, maio 30, 2006

Bom, o tempo foi passando, e eu comecei a desconfiar... afinal, apesar de gostarem muito do tema, não tinha cabimento no "transparente", e assim acabava a minha aventura fadista. Pensava eu de que...
Eu continuei a trabalhar para o "projectoD" (vide outro post), e nunca mais pensei no fado, afinal era para ser cantado pela Mariza, e pronto. Passou quase um ano (de Março a Dezembro 2005), o "projectoD" virou "um e o outro", tinhamos ensaiado já o disco em palco fechado na Baixa da Banheira,
e estávamos a um passo de Paço d'Arcos, e tinhamos tocado UMA vez o"fado do encontro", versão blues. Sir Bob veio a Portugal promover a Pobreza Zero, e para isso houve um jantar só com músicos no CCB. Aqui o vosso amigo também foi convidado, e nessa segunda-feira chuvosa, com uma crise de brônquios a anti-biótico, lá fui ao jantar....
 
Escrito por tim, às 4:50 da tarde | Permalink | 7 comentários
Fim de Semana
Já uma vez escrevi sobre isto... passa-se um tempão na pasmaceira, e depois acontece tudo ao mesmo tempo! Obrigado pela vossa presença (efectiva ou em espírito) em Tondela. Queria realçar o profissionalismo do Nuno Espírito Santo, que além das músicas dos AiOai, do Sérgio Godinho e da Susana Félix ainda arranjou espaço no disco para as nossas 18! E esteve muito bem, muitos parabéns, e um grande obrigado.
Acerca dos azares, já me habituei a contar com eles, embora a m... da queda me deixasse moralmente abalado. Quanto ás letras, meus caros, é uma questão de concentração, e ás vezes tomo mais atenção a outros pormenores, enquanto toco, e depois bumba, já foi a gralha.
Continuando, parece-me que passámos um bom fim de tarde no RiR, todos nós que lá estávamos mais os outros que viram na tv!! Fixe

Bom, vou arranjar coragem para continuar a saga do "fado.."
Estou a tratar de pôr aqui a musiqueta anterior
Até
 
Escrito por tim, às 4:02 da tarde | Permalink | 9 comentários
quarta-feira, maio 24, 2006
Pirilampo Mágico
Eu e a Mariza vamos cantar outra vez na Gala do Pirilampo Mágico, quinta 25, transmitida a partir do Tivoli, pela rtp, lá para as 22 horas.
Entretanto vamos ensaiar o dia todo, o Nuno Espírito Santo tá quase pronto..Vemo-nos em Tondela!!!
 
Escrito por tim, às 6:56 da tarde | Permalink | 5 comentários
Fado do Encontro-3

Acabei o tema e fiz o arranjo para fado, com um espaço para guitarrada e tudo.
Gravei a música com uma voz guia plana, e no sítio do solo entrou uma viola a tocar a melodia. Foi essa versão que eu levei para o Paulo Junqueiro da EMI ouvir.
Marcámos encontro no antigo Tchatchatcha, a primeira versão (caseira) dos estudios do Ramón Galarza, ali num 7º andar e Miraflores, Algés. O Paulo estava a trabalhar as cassetes do Variações que iria dar aos Humanos! Ouvimos o tema, ele gostou e disse que o mandava para a Mariza (estava na Holanda pela altura). Assim ficou entregue o fado (quem quiser ouvir esta versão, avise).
Quando vinha sair do prédio cruzei-me com o núcleo sulista dos Humanos (Rafael, Sérginho e Cardoso), e pareceram-me um bocado misteriosos, Mal sabiam eles que eu já tinha ouvido alguma coisita, e já sabia do projecto!
Bom, passado pouco tempo, o Paulo Junqueiro liga-me para me dizer que a Mariza já tinha ouvido o tema e tinha gostado muito! Fiquei um bocado nervoso, então, pois sabia que daí até à gravação muita coisa podia acontecer...
 
Escrito por tim, às 6:48 da tarde | Permalink | 8 comentários
terça-feira, maio 23, 2006
Parabéns Mariza!!

Muitos parabéns pelo prémio mais que merecido!!!

Tudo do melhor!!

E já agora, foi muito bom ter cantado contigo!
Abraços para todos
 
Escrito por tim, às 9:57 da tarde | Permalink | 12 comentários
quinta-feira, maio 18, 2006
Fado do encontro 2

Alguns meses depois, fui contatado pela EMI no sentido de fazer um fado para a Mariza, na sequência das conversas de Paris. Fiquei mesmo orgulhoso, e logo a seguir receoso, porque não sabia como começar, nunca tinha feito um fado.
Fui de férias, seria Setembro, em St Maria, Açores, e concentrei-me na letra, começando na primeira linha, "vou andando, cantando..."
Entretanto tentei fazer uma harmonia original, mantendo a linha melódica que começava a estar colada á letra. A inclusão do acorde dissonante logo na segunda posição dava o ambiente que eu precisava, e a letra/melodia cada vez pareca mais um caminho....Achei que estava numa direção boa, não sabia era bem para onde...Entretanto, já no Outono do Continente, a letra encaminhou-se para alguém que procura outro que se refugiou, inacessível. Parecia-me bem fadista alguém que toma o destino nas mãos e vai á procura dele.
 
Escrito por Anónimo, às 7:09 da tarde | Permalink | 13 comentários
terça-feira, maio 16, 2006
Fado do encontro- a história (1)


A história do fado do encontro começou em Paris, Junho 2004..
Os Xutos tocaram num espectáculo em que a Mariza também cantou, bem como outros artistas, nos festejos da rádio alpha por ocasião do Dia de Portugal.
Após a actuação, encontrámo-nos todos no lobby do hotel que era nos arredores de Paris, e decidimos que merecíamos uma ida á cidade para festejar!
Fomos bem para o centro, Bastille, e jantámos.
Durante o jantar, a Mariza contou que era ela quem tinha feito a direção musical dos dois discos anteriores, que tinha escolhido as letras e as músicas, que ficava sempre no estúdio,etc, mostrando uma faceta profissional que eu desconhecia.
E por agora, mais nada, regressámos ao hotel, e no outro dia a Portugal...
(entretanto, no avião, eu não descobria o raio da chave do carro, pensei que a tinha perdido...quando cheguei ao pé dele, a dita cuja chave estava enfiada na fechadura da bagageira, donde não tinha saído durante 3 dias)
 
Escrito por Anónimo, às 11:54 da tarde | Permalink | 7 comentários
tempo e cabeça


Obrigado pela informação, é sempre útil! Isto não está fácil, mas vou fazer tudo o possível para vos mostrar o "Um e o outro" ao vivo, mais um par de outras musicas. Realmente vai ser precisa alguma imaginação, porque as salas não são muito grandes, e por isso não pagam muito na bilheteira (e eu detesto bilhetes caros), o pessoal não cobra muito, mas mesmo assim somos 12! Mais transportes e tal, vai ser complicado, mas com tempo e cabeça vamos conseguir.

Espero que se encontrem bem, nós por aqui vamos ficando. Não se esqueçam de divulgar o trabalho, já que gostam!

Adios!!!

 
Escrito por Anónimo, às 11:11 da tarde | Permalink | 8 comentários
sexta-feira, maio 12, 2006
eplicaçã
Bom, devem ter reparado que ás vezes a escrever parece que não tenho dentadura...
é ue o teclado do potátil tá cansadote, e eu tenho a mania de escrever depressa e carregar no enter, e dpois lá sai gralha
as minhas desculpas..
 
Escrito por Anónimo, às 1:40 da tarde | Permalink | 8 comentários
Norte
Bom pobo do Norte, ouvi rumores que ia ao Porto, e irei! (não sei é quando..)
Entretanto, como o concerto foi planeado para auditórios, se os houver na vossa zona mandem-me os contactos para nos vermos o que se pode fazer daqui... Uma tour nortenha era coisa para funcionar!
 
Escrito por Anónimo, às 1:36 da tarde | Permalink | 22 comentários
quinta-feira, maio 11, 2006
tim com Mariza

Pessoal, aí está o 2ºsingle!
Se lerem as letrinhas pretas saberão que não vai estar à venda.
Entretanto, vamos cantar nos Globos de Ouro (21) e no Pirilampo Mágico (25), portanto quem quiser ver fica avisado! Vamos começar os ensaios para Tondela na terça, acho que já com o Espírito Santo. Entretanto, está na calha um concerto em Ferreira do Alentejo, 2 de julho, e se se concretizar vai ser um especial com múscas de todos os grupos onde cantei, pois é um concerto ao ar livre num palco grande.
Obrigado pela força, vemo-nos por aí!
 
Escrito por Anónimo, às 11:21 da tarde | Permalink | 6 comentários
terça-feira, maio 09, 2006
projecto D


E esta é a primeira folha deste disco. Começou por ser o projecto D, com 8 musicas, compiladas nestes pequenos auxiliares de memória...

Normalmente vou escrevendo num só livro, mas o "um e o outro" acabou por ir sendo projectado e registado neste livrito preto. A solo!

Fiquem bem!

 
Escrito por Anónimo, às 9:48 da tarde | Permalink | 1 comentários
segunda-feira, maio 08, 2006
palco


Bom, e para os curiosos, esta foi a aguarela onde eu concretizei o palco, e que serviu de base para a montagem do concerto.
 
Escrito por Anónimo, às 8:34 da tarde | Permalink | 5 comentários
Pedro...
Com grande pena nossa, o Pedro não pode ir a Tondela, já tinha um compromisso com o Dead Combo. Como o Espírito está livre, pode substituir naquele dia, e mantem-se a data.
Isto de tocar com músicos de grande craveira tem destas coisas..
 
Escrito por Anónimo, às 8:28 da tarde | Permalink | 2 comentários
 
Escrito por Anónimo, às 8:08 da tarde | Permalink | 1 comentários
sexta-feira, maio 05, 2006
ouviste again
Olá pessoal!
Estou a escrever de Faro, um pouco antes do concerto...
Fui espreitar ao ouviste.com e o video está em primeiro! devem ter sido vocês que lá foram ver, e por isso obrigado, deram-me uma alegria. As músicas também lá andam no top, por isso se as chamarem lá vão subindo.
O Tino foi-me mandado ontem pelo Miguel Santos, colega meu do liceu, e realmente até eu fiquei espantado.
Bom, estou à espera de ir aos Globos de Ouro fazer o dueto......
Entretanto, a sic notícias recusou o especial dizendo que eram telediscos e queriam ao vivo.
Ficamos nós com os telediscos, porque eles também não pagam a técnica para fazer ao vivo, e milagres é em Fátima.

Boa cena!
tim
 
Escrito por Anónimo, às 9:20 da tarde | Permalink | 10 comentários
quinta-feira, maio 04, 2006
ouviste.com
e já agora, se tiverem paciência, podem ir a http://ouviste.com, procurar por tim_solo, e votar ou ouvir o epitáfio, o fado do encontro, e espreitar o video do contraluz.
Os artistas são da comunidade portuguesa, por isso não se admirem!
 
Escrito por Anónimo, às 11:06 da tarde | Permalink | 2 comentários
tino...


Só por curiosidade, o Tino é o mesmo...
 
Escrito por Anónimo, às 11:00 da tarde | Permalink | 8 comentários
terça-feira, maio 02, 2006
páginas soltas
Entrevista de Bárbara Guimarães, terça 2 ás 20h30 sic notícias; repete quarta (18h) e quinta (15h?)
 
Escrito por Anónimo, às 3:45 da tarde | Permalink | 2 comentários
segunda-feira, maio 01, 2006
Casa de Madeira
Ora bem, enquanto não tenho confirmações de datas, aqui vai uma das muitas (muitíssimas) fotos do Augusto Brázio, e que serve para vos mostrar a Casa de Madeira, o local onde este disco foi "escrito" e ensaiado (bem como uma boa parte do Mundo ao Contrário).
Há um video do "Contraluz" todo filmado pelo Brázio, e montado por mim, onde se pode ver o interior.

Fiquem bem!
 
Escrito por Anónimo, às 9:46 da tarde | Permalink | 4 comentários